terça-feira, 24 de agosto de 2010

"Turismo e Acessibilidade" é tema de palestra no Campus da Restinga




"Turismo e Acessibilidade" é tema de palestra no IFRS - Campus da Restinga



Na segunda-feira, 23, os alunos do curso Guia de Turismo do turno da noite tiveram uma aula cidadã. É que a turma recebe Rotechild Prestes, presidente da ONG Caminhadores, que trabalha com o tema Turismo e Acessibilidade. Rotechild mostrará aos alunos experiências bem sucedidas de roteiros ecológicos voltados a um público que geralmente enfrenta diversos problemas em relação à inclusão social no campo turístico: as pessoas com necessidades especiais. Destinos como Porto Alegre, Gramado e Cambará serão apresentados sob o viés da acessibilidade.

Segundo O Manual de Acessibilidade publicado pelo Ministério de Turismo em 2001 e reeditado em 2006, entender a diversidade como inerente à condição humana deve ser regra e não exceção. O Turismo Acessível como forma de garantir a igualdade social deve ser uma ação efetiva do estado. O Manual apresenta os dados do Censo do IBGE (2000). Segundo o levantamento, no Brasil vivem 24,5 milhões pessoas com algum tipo de deficiência, cerca de 14,5% da população. Outro setor que pressupõe o tema da acessibilidade são pessoas com limitação ou redução temporária de alguma função física - idosos, gestantes, obesos etc. Em 2000, 8,6% dos brasileiros tinham acima de 60 anos, por exemplo. Tendência que deve aumentar nas próximas décadas em função do incremento na qualidade e expectativa de vida e na melhoria das condições socioeconômicas do país.

Segundo a professora do curso Guia de Turismo do Campus Restinga, Mirelle Barcos, a atividade representa o comprometimento da instituição pela busca constante pela melhor qualificação da aprendizagem dos alunos. A palestra busca também a conexão dos alunos com a 13ª Semana dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que ocorre de 21 a 28 de agosto, em Porto Alegre.

Obrigado pela oportunidade de mais uma vez mostrar o trabalh da ONG Caminhadores rs, aos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus da Restinga - Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário