quarta-feira, 3 de setembro de 2014

XVII Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, aberta oficialmente nessa quinta-feira, 21

Na abertura, foram entregues 103 certificados reconhecendo apoio
Na abertura, foram entregues 103 certificados reconhecendo apoio
Facilitar a locomoção e o acesso a todos os locais públicos e melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência oferecendo igualdade de oportunidades é o grande desafio das cidades brasileiras. Com ações inovadoras, Porto Alegre vem se destacando e começa a consolidar a meta de ser uma referência em políticas públicas nessa área. O reconhecimento a pessoas, órgãos públicos, entidades e empresas que trabalham juntas para tornar isso realidade é o grande destaque da XVII Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, aberta oficialmente nessa quinta-feira, 21, no Salão Nobre do Paço dos Açorianos. O tema do evento este ano é “Atitudes que fazem a diferença”.
 
A solenidade foi marcada por homenagens. 103 certificados foram entregues à atletas paralímpicos, pessoas, órgãos públicos e entidades com ações nas áreas de educação e esporte, além de outras organizações e empresas parceiras, que de alguma forma atuaram em prol das pessoas com deficiência. O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), Rotechild Prestes, destacou a união de esforços desses homenageados na busca de uma cidade mais acessível. “Somos uma grande equipe e nossa missão é tornar a vida dessas pessoas melhor, garantir o amplo acesso”, afirmou.
 
O prefeito José Fortunati ressaltou que o dever do poder público é criar condições para que as pessoas tenham as mesmas oportunidades, independente de suas diferenças. “Temos que pensar políticas públicas que respeitem as diferenças e que garantam o atendimento às necessidades de todos os cidadãos, a igualdade de acesso aos serviços públicos, às oportunidades, ao lazer, enfim, a uma vida digna e com qualidade. E Porto Alegre está muito a frente das outras cidades do país”, disse Fortunati. 
 
Entre as atividades, que ocorrerão até o dia 28, está o Seminário promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre no auditório Ana Terra, na Câmara de Vereadores. As atividades da XVII Semana Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, promovidas pelo Comdepa, são lideradas pela Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis), em parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). 
 
O secretário da Smacis, Raul Cohen, falou sobre a importância de debater o tema para que as ações voltadas para pessoas com deficiência sejam pensadas em conjunto com a comunidade. “Temos que trazer esse tema para o debate, conscientizar a população e dar visibilidade para a situação de vida dessas pessoas. É uma longa caminhada, mas já temos muitas conquistas para comemorar”, concluiu o secretário.

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=AZaUxCCoXm0








Nenhum comentário:

Postar um comentário